O movimento "Pedágio Não" confirmou o deputado estadual Marcos Damásio (PL) como um dos participantes da ação que ocorrerá nas redes sociais neste sábado. O grupo realiza na data, 24 horas de ações como resposta ao avanço do projeto de concessão das rodovias mogianas Mogi-Dutra (SP-88) e Mogi-Bertioga (SP-98), por parte da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), que implica na instalação de uma praça de pedágio na via que liga Mogi a São Paulo.
Além do parlamentar mogiano, participarão do evento, também de forma virtual, Nelson Bettoi Batalha Neto, presidente Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC); Luis Bonora, presidente da Associação Aruã; e a jornalista Marilei Schiavi.
Os integrantes do grupo também farão um ato de conscientização presencial, interagindo com a população nas ruas e evidenciando o prejuízo que tal proposta acarretaria ao município e região. A mobilização do grupo está marcada para às 11 horas do sábado, com a concentração dos organizadores do movimento nas proximidades da rotatória Kazuo Kimura, no Nova Mogilar.
Devido à pandemia da Covid-19, o movimento não convocará moradores da região a participar do evento presencialmente. Todas as ações serão transmitidas integramente na página do grupo "Pedágio Não" na rede social Facebook.
Candidatura
Um dos principais líderes do movimento contra o pedágio na Mogi-Dutra, o professor Paulo Bocuzzi, não participará da ação online, nem do ato presencial. Isso porque ele concorrerá ao cargo de vereador nas eleições de novembro pelo partido Podemos, que lançou o vereador Caio Cunha (Podemos) à disputa majoritária. (F.A.)