A campanha eleitoral para os candidatos nas eleições municipais tem início hoje e se estenderá até às vésperas da votação marcada para 15 de novembro. A partir de hoje, os candidatos a prefeito e vereador têm autorização para pedir votos e divulgar propostas nas ruas, na internet e nos jornais impressos. A campanha eleitoral na televisão e no rádio começa no dia 9 de outubro.
Potencializada pela pandemia da Covid-19 no ano eleitoral, a internet, que já vinha nutrindo atenção dos candidatos nos últimos pleitos municipais e nacionais, deve ter papel fundamental na disseminação de propostas dos candidatos. Limitado devido às recomendações dos órgãos sanitários e de saúde, o contato físico está permitido, mas boa parte dos candidatos deve intensificar suas agendas pela internet para alcançar mais pessoas e não gerar aglomerações.
A publicidade eleitoral pode ser feita em sites próprios e de partidos, incluindo blogs e, além disso, são permitidas postagens em redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Os candidatos, porém, serão responsabilizados por publicações com conteúdo enganoso ou falso - as populares fake news. A Justiça Eleitoral proibiu impulsionamentos por terceiros, disparos em massa de mensagens e propaganda em sites ou portais de qualquer empresa, organização social e órgãos públicos.
Ruas
A campanha eleitoral nas ruas também está permitida a partir de hoje, seguindo as determinações municipais em relação à pandemia da Covid-19. Está liberada também a disposição de mesas com material impresso e bandeiras móveis, autorizadas entre às 6 e 22 horas, desde que tais campanhas não atrapalhem o trânsito de veículos e pedestres. Já em relação aos carros de som, segundo a Justiça Eleitoral, estes só serão permitidos em carreatas, passeatas ou durante comícios e reuniões, que também estão autorizados.
A população pode participar do controle sobre a propaganda eleitoral por meio de denúncias nos cartórios eleitorais e no Ministério Público Eleitoral. Além disso, hoje será lançado o aplicativo Pardal destinado para denúncias de irregularidades.
Candidaturas 
Ontem terminou o prazo para os partidos políticos e as coligações apresentarem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos. As eleições municipais foram adiadas de outubro para novembro devido à pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno para escolha de prefeitos e vereadores será no dia 15 de novembro e, caso haja necessidade de um segundo turno, a votação será no dia 29 de novembro.