Após seis meses de pandemia de coronavírus (Covid-19) as empresas responsáveis pelo transporte público começam a fornecer álcool em gel nos ônibus. A medida só foi possível por força da Lei 7.607/2020 que entrou em vigor na segunda-feira.
Desde segunda-feira, a CS Brasil e Princesa do Norte - empresas concessionárias do transporte coletivo - devem instalar recipientes com álcool em gel em todos os ônibus de linha municipal, o fornecimento deve ser gratuito.
Ainda que a lei já esteja em vigor desde o começo da semana, só ontem os passageiros começaram a encontrar os recipientes em algumas linhas. Segundo os usuários entrevistados pelo grupo Mogi News, a maioria dos ônibus continua sem o álcool em gel.
O operador de rádio Vilson Forte, de 59 anos, foi até o centro de Mogi para fazer compras e enquanto esperava o transporte para voltar para casa, no bairro Jardim Ponte Grande. Ele disse que encontrou o recipiente e até já usou para se higienizar. "Peguei o ônibus Estudantes para chegar aqui e o álcool em gel estava num potinho depois da catraca. Mas isso só começou hoje (ontem), antes não tinha nada", contou.
Mas em outros veículos o higienizador ainda não foi instalado, conforme informou demais entrevistados. Aguardando o transporte para Cocuera, a dona de casa Elvira Simone Batista, 43 reclamou que o descumprimento de uma lei como essas é um desrespeito. "Isto é o tipo de coisa que nem precisaria de lei", disse. A aposentada Irene da Silva, 73, que mora no Cocuera confirmou o descumprimento da lei por parte das empresas. "Se já tem até lei para isso o certo seria colocar o álcool em gel para todos os passageiros poderem usar" falou.
A CS Brasil informou que terá todos os veículos adaptados para o cumprimento da legislação. A Princesa do Norte não se manifestou sobre o caso.
A Prefeitura, por sua vez, informou que a Divisão de Vigilância Sanitária, responsável pela fiscalização, está preparando uma vistoria nos terminais para verificar a disponibilidade do álcool em gel nos coletivos.
*Texto supervisionado pelo editor.