As linhas de ônibus do transporte público de Mogi das Cruzes estão funcionando com menos veículos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A redução de 38% no número de ônibus em circulação está gerando aglomerações, segundo os usuários, que não têm possibilidade de praticar o distanciamento social dentro dos coletivos lotados.
De acordo com uma projeção realizada pela Secretaria Municipal de Transportes, o retorno completo da frota só deverá ocorrer quando Mogi avançar para as fases verde do Plano São Paulo de Retomada da Economia.
Na sexta-feira passada, o prefeito Marcus Melo, em coletiva de imprensa, declarou que a Prefeitura tem realizado ações para mapear a demanda do transporte público. "Um ajuste fino é realizado todos os dias para detectar os maiores pontos de aglomerações e tentar neutraliza-los" disse."Há casos, em outras cidades, de quebra de contrato por parte das empresas concessionárias do serviço, que não conseguiram equilibrar as contas devido à redução de passageiros por conta da pandemia", exemplificou Melo.
Para manter o orçamento balanceado, a frota de ônibus está funcionando com 62% dos veículos, para uma demanda média de 41% de passageiros em relação ao período anterior à pandemia.
A Câmara Municipal já fez três pedidos pelo retorno integral dos ônibus nas ruas para reduzir focos de aglomeração no transporte público. Diversos vereadores solicitaram que as empresas responsáveis por operar o serviço sejam convocadas a prestar esclarecimentos sobre a redução da oferta de coletivos na cidade.
A reportagem do Mogi News circulou pela cidade e verificou a insatisfação de alguns usuários de ônibus em relação ao caso. Em Braz Cubas, distrito mais populoso da cidade, com mais de 100 mil moradores, o clima era de insatisfação.
Enquanto a equipe de reportagem entrevistava os passageiros, uma forte chuva começou a cair. O local estava tão lotado que boa parte dos usuários teve que aguardar pelo ônibus de baixo do temporal.
Para o autônomo, José Valmir, de 51 anos, que mora em Jundiapeba e trabalha em Braz Cubas, o tempo de espera pelo transporte está levando, no mínimo, o dobro de antes da redução da frota. "De manhã, em Jundiapeba, pego o ônibus às 9h30, se perco esse, o próximo só passa às 10h40. É mais de uma hora esperando. E nessa demora, pelo menos, 30 passageiros se aglomeram em um único ponto", reclamou.
De ponto em ponto, as dezenas de usuários se apertam e se aglomeram dentro dos coletivos, que em média têm 37 assentos. A confeiteira Maria Edna, 26 anos, vive em Quatinga e a espera pelo ônibus é acima de uma hora, as vezes duas. "Nessa semana eu fui pegar o ônibus e estava tão cheio que o motorista não conseguia nem fechar a porta e sair do ponto", contou.
A situação descrita por Maria Edna é corriqueira neste ponto, segundo a empregada doméstica, de 55 anos, Silvia Gomes, que também aguardava o transporte para Quatinga. "Outro dia, o ônibus já chegou aqui lotado e o motorista disse: "eu não vou conseguir sair do ponto porque a porta não está fechando". Não dá nem para se mexer dentro do veículo, é uma vergonha", lamentou.
Em outro ponto de ônibus, na Praça da Matriz, a situação é a mesma. O aposentado José Vasques (83), mora em Sabaúna, é do grupo de risco, mas precisa ir até o centro para fazer compras e resolver outras pendências. "Eu trabalhei 12 anos numa grande empresa de transporte coletivo, conheço o regulamento dos ônibus e a situação está anormal para qualquer cenário", apontou.
No mesmo local, esperando para voltar para casa em Jundiapeba, a atendente de telemarketing, Nathália Gabrieli Vieira Miranda (21) relatou que a lotação dos ônibus extrapola até mesmo o horário de pico. "Eu venho para o trabalho 14h50, não era um horário que costumava aglomerar muita gente, mas, com a redução dos ônibus nas ruas, parece que estou no horário de pico, esta lotado em qualquer horário", lamentou.
Em em Mogi, as duas empresas em que prestam o serviço de transporte público CS Brasil e Princesa do Norte, estão isentas até 2021 do pagamento do Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).
*Texto supervisionado pelo editor.