A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou o projeto que obriga hospitais e maternidades a oferecer aos pais ou responsáveis de recém-nascidos orientações e treinamento de primeiros socorros.
Tais treinamentos são voltados para situações específicas de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita de neonatos. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores durante a sessão de ontem.
De acordo com o projeto de autoria do vereador Caio Cunha (Podemos), os treinamentos de primeiros socorros serão ministrados antes da alta do recém-nascido. "Se já nos primeiros dias de vida os responsáveis pelos recém-nascidos adquirissem as orientações sobre primeiros socorros, certamente a taxa de mortalidade infantil em nossa cidade, que é de 9,46 por mil nascidos vivos, seria muito menor", discursou.
A proposta ainda prevê que a participação dos pais é facultativa. Caso o projeto seja sancionado pela Prefeitura, os hospitais e maternidades terão 120 dias para se adequar à lei.
Investigações
A tentativa da oposição para conseguir as assinaturas necessárias para abertura da Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar eventuais irregularidades na compra de itens relacionado à Covid-19 continua. Ontem, os vereadores Rodrigo Valverde (PT), Iduigues Ferreira Martins (PT) e Caio Cunha (Podemos) solicitaram aos pares as assinaturas necessárias. O vereador Otto Rezende (PSD) também assinou o documento.