As medidas de flexibilização encorajaram os consumidores a sair de casa e ir às compras no Dia dos Pais, comemorado no último domingo. Em Mogi das Cruzes, comerciantes do setor de roupas e calçados foram surpreendidos positivamente com a grande movimentação de consumidores. Apesar da expectativa negativa para as vendas neste ano, devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), alguns lojistas conseguiram resultados acima do registrado em comparação com o mesmo período do ano passado, mesmo em um período crítico e de retenção por conta da pandemia.
Todos os entrevistados foram unânimes ao declarar que o Dia dos Pais foi mais lucrativo do que os demais feriados que ocorreram desde março (Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados).
Segundo os comerciantes entrevistados pela reportagem do Mogi News, o aumento tem relação direta com a flexibilização imposta pelo governo do Estado. O Dia dos Pais foi a primeira data comemorativa celebrada com Mogi das Cruzes na fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Econômica, que permite o funcionamento dos estabelecimentos por até seis horas diárias e atendimento ao público com até 40% da capacidade de lotação dos estabelecimentos.
Já na véspera, o centro da cidade indicava que a data seria proveitosa para o comércio. Conforme matéria publicada pelo Mogi News no sábado passado, as ruas ficaram completamente lotadas e algumas lojas tiveram de organizar filas nas calçadas para controlar a entrada de clientes.
Para Amin André Baghoss, gerente de uma loja de roupas localizada na rua Doutor Deodato Wertheimer, o Dia dos Pais superou qualquer expectativa. "Não imaginava ver tanta gente na rua como ocorreu na véspera. O resultado para as vendas foi surpreendente, vendemos 15% a mais do que na mesma data no ano anterior", comemorou Baghoss. Para ele, a explicação para o fenômeno das boas vendas no último final de semana se deve ao novo comportamento dos clientes no período de pandemia. "Com medo do coronavírus, os clientes já chegam mais objetivos para as compras e são mais precisos na escolha do produto", analisou o comerciante.
O vendedor João Ramon, que trabalha em uma loja na rua Doutor Paulo Frontin, também comemorou os resultados em relação ao Dia dos Pais do ano passado. "Tivemos uma surpresa muito positiva. Quando comparamos as vendas dessa data com o mesmo período no ano passado, tivemos aumento de 5%", informou.
Já para Maurício Rodrigues Zavanela, gerente de uma grande loja de calçados, também no centro de Mogi, apesar da queda nos lucros, o resultado foi melhor do que o esperado. "Tivemos um decréscimo nas vendas de 20%, mas foi um bom resultado. Se considerarmos o cenário atual, esperávamos uma queda bem maior", declarou.
Por se tratar de uma grande rede, o gerente explicou que foi necessário organizar filas para evitar aglomerações. Mas, assim como observado por outros comerciantes, a mudança de comportamento dos clientes facilitou o controle. "O atendimento ficou mais rápido do que era antes. O cliente quer evitar permanecer tanto tempo na loja e, por isso, é mais direto nas compras", completou Zavanela.
Com resultados também inferiores ao registrado no ano passado, Renato Marçal Lamin, gerente de uma loja de roupas masculinas, na rua Doutor Paulo Frontin, as vendas do Dia dos Pais caíram pela metade em comparação à 2019. "Foi um bom resultado se comparado com outras datas desse ano, como o Dia dos Namorados, mas bem ruim em relação à mesma data no ano passado", lamentou.
*Texto supervisionado pelo editor.