A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está realizando obras na avenida Brasil, em Suzano, próximo do Parque Max Feffer. O trabalho consiste na instalação de uma tubulação de grande porte que permitirá o transporte dos dejetos da região do bairro Jardim Imperador para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
A obra neste trecho está sendo executada por método não destrutivo, de forma a minimizar o impacto no trânsito. Dos 140 metros de extensão, restam cerca de 50 que deverão ser concluídos até o próximo mês. A instalação das tubulações faz parte do Projeto Tietê, programa de saneamento ambiental que visa colaborar com a recuperação gradativa dos córregos que deságuam no rio Tietê, possibilitando melhoria nas condições das águas.
De acordo com a Sabesp, o empreendimento, quando concluído, beneficiará aproximadamente 527 mil moradores nos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. No total, serão implementados 6,3 km de tubulações - coletores-tronco e interceptores. Segundo a companhia, o investimento é de R$ 51 milhões e a conclusão está prevista para 2021.
As obras da Sabesp ocorrem em paralelo aos serviços de pavimentação asfáltica da avenida Brasil no trecho de paralelepípedos entre o viaduto Ryu Mizuno e a ponte do rio Guaió. Além do capeamento asfáltico aplicado, a Prefeitura de Suzano está reformando guias, sarjetas, canteiro central e instalando nova sinalização e iluminação pública no local (veja ao lado).
Em julho, no inicio dos serviços, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) vistoriou as obras ao lado do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), responsável pelas emendas parlamentares destinadas para esta melhoria. .
*Texto supervisionado pelo editor.