A Secretaria de Transportes de Mogi das Cruzes informou no início da semana que a reativação de alguns dos radares desligados nas vias municipais deverá ser realizada no dia 24 deste mês. Isso porque a assinatura do contrato do Consórcio Caminhos Seguros Mogi, nova empresa responsável pela operacionalização dos equipamentos da cidade, deverá ocorrer até o fim da próxima semana. Consequentemente, com a emissão da Ordem de Serviço, a empresa estará autorizada a reinstalar os radares que foram desligados por conta do encerramento do contrato anterior.
"A estimativa da Secretaria Municipal de Transportes é de que, após instalados, os equipamentos estejam aptos para serem aferidos pelo Inmetro em até 15 dias", acrescentou a Prefeitura, na tarde de terça-feira. Questionada sobre a falta de segurança que o município pode sofrer neste período, já que os radares estão desligados, a Pasta de Transportes disse que acredita que não haverá prejuízos ao trânsito.
A Prefeitura justificou que as ações que visam a segurança não se resumem à fiscalização eletrônica, mas incluem sinalização e fiscalização por parte de agentes de trânsito. "Diversas ações foram ou estão sendo implementadas, como revitalização de sinalização horizontal e implantação de linhas de estímulo à redução de velocidade", explicou.
Além disso, a fiscalização dos agentes de trânsito também inibe abusos ao volante. Tendo em vista que boa parte dos equipamentos não foi retirada dos seus pontos, a Secretaria Municipal de Transportes afirmou que a presença deles ainda é fator inibidor de práticas abusivas pelos condutores. Conforme publicado pelo Mogi News no último sábado, todos os equipamentos foram desligados, já que o contrato com a antiga empresa que fazia a operacionalização dos radares se encerrou.
Dos 15 medidores fixos de velocidade desligados, nove já foram retirados dos locais. Dos 30 pontos onde havia fiscalização, serão recolocados apenas 14 pela empresa vencedora da nova licitação, segundo informações da Secretaria Municipal de Trânsito.