A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes recebeu nesta semana a doação de máscaras de proteção facial, luvas e álcool em gel vinda do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os itens se juntam aos que já são oferecidos pela Prefeitura e serão utilizados pela corporação durante o trabalho diário dos guardas municipais.
Ao todo, foram recebidas 9.207 máscaras cirúrgicas descartáveis, 92 caixas de luvas de procedimento e 368 unidades de álcool em gel 70%. O recebimento da doação foi possível devido à Guarda Municipal de Mogi das Cruzes estar legalmente regularizada junto aos órgãos federais. O valor estimado dos itens entregues é de cerca de R$ 21,7 mil.
"Os guardas municipais estão na linha de frente do trabalho para combater a disseminação do coronavírus na cidade, atuando para evitar aglomerações e desrespeitos às restrições sociais. Além disso, a corporação tem um papel fundamental segurança pública da cidade", destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
A doação dos produtos de proteção e higiene para a GCM faz parte de uma ação do governo federal para apoiar as ações de combate à pandemia de Covid-19. Em São Paulo, também foram beneficiadas as corporações de municípios como Araçatuba, Paulínia, Praia Grande, Santo André e São Sebastião.
Com a criação da Lei do Sistema Único de Segurança Pública, o MJSP reconheceu as Guardas Municipais como integrantes operacionais para o fortalecimento da segurança dentro das cidades. Para isso, é necessário que a corporação esteja regular junto ao Ministério de Segurança e, com isso, realizar convênios e parcerias.