O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlo Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, assinou na manhã de ontem, contrato com uma organização social (OS) que irá realizar a gestão de 19 equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Na ocasião, também estava presente o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Aloísio Lopes Priuli, e o diretor da instituição, Paulo Sérgio Pastorello. O principal objetivo do contrato é agilizar os atendimentos nos postos de saúde.
Cinco unidades de saúde serão inseridas na nova gestão, que já inicia os trabalhos na segunda-feira. A OS irá trazer para Ferraz 19 médicos generalistas, que atenderão de recém-nascidos a idosos oito horas por dia, cinco dias da semana. Já houve o recrutamento e seleção destes profissionais, mas o efetivo atendimento à população ocorrerá a partir de 14 de agosto, de acordo com a própria OS.
Outra novidade que a organização social traz ao município é o sistema portas abertas para agendamento de consultas. Haverá um agente administrativo para cuidar deste processo nas unidades de gestão da OS, que observará horários disponíveis no mesmo momento em que o morador procurar o serviço. Este sistema também priorizará mães e filhos, para que passem no mesmo dia e horário.
Zé Biruta destacou como a organização social ajudará a melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Saúde ferrazense. "Vai trazer agilidade, a população será atendida com mais rapidez. Nosso maior problema hoje é a fila de espera para o agendamento de consultas, o que deve ser resolvido a partir de agora. Estamos muito felizes", afirmou o chefe do Executivo ferrazense.