Na Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorado neste mês que é conhecido como Agosto Dourado, o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) de Suzano informou que beneficiou 30 recém-nascidos internados na Santa Casa de Misericórdia em julho. Isso só foi possível por causa das doações realizadas pelas mães cadastradas, que, mesmo em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19), ampliaram o estoque em 45%.
Segundo dados do setor, a coleta passou de 79 litros de leite humano em junho para 115 litros em julho. Atualmente, há 89 doadoras e foram realizadas ainda 120 visitas domiciliares, de acordo com a Santa Casa.
É importante ressaltar que em Suzano as captações de leite estão ocorrendo normalmente, com todas as medidas de prevenção à Covid-19. São realizados o cadastro e a coleta domiciliar. A mãe que tiver interesse em ser uma doadora pode entrar em contato pelo telefone 4745-3333, ramal 3379.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, devido à pandemia, não houve adesão à campanha Agosto Dourado com as ações comumente realizadas em anos anteriores, porém o acolhimento e as orientações às mães sobre o tema seguem normalmente.
Um exemplo é a Unidade de Saúde da Família (USF) Recanto São José, no distrito de Palmeiras, que está promovendo conscientização sobre a importância da amamentação. "O leite materno é um alimento completo, vivo e ativo, que vale ouro porque contém os nutrientes necessários ao bebê em todas as suas fases de crescimento, além de fornecer anticorpos, favorecendo a imunidade e fortalecendo o vínculo entre mãe e filho", disse a enfermeira gerente Letícia Paranhos.