Com o intuito de ampliar a imunização contra o sarampo, que voltou a ser uma doença ativa no ano passado, a Secretaria de Saúde de Suzano promove amanhã o Dia D de vacinação contra a doença. Serão montados três polos de vacinação para a imunização, onde há maior concentração populacional. Os locais foram escolhidos para abranger as três regiões da cidade, conforme explicou ontem a Prefeitura.
Os munícipes podem obter as doses da vacina nas seguintes unidades: Estratégia Saúde da Família (ESF) Eduardo Nakamura, na Cidade Miguel Basta (região norte); Unidade de Saúde Familiar (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim (área central) e na Unidade Básica de Saúde (UBS), no Palmeiras (região sul).
De 6 meses a 29 anos, o indivíduo deve ter recebido de duas a três doses. De 30 a 49 anos, precisa de dose de reforço, uma vez que esta faixa etária é a que mais possui risco de contágio. A vacina está sendo aplicada de segunda a sexta-feira nos 24 postos de saúde do município com setor de imunização. Para receber a dose, basta comparecer com documento pessoal e caderneta de vacinação, de segunda a sexta-feira das 8 horas às 15h30.
Para a campanha, não foi estabelecida meta de cobertura a ser alcançada, mas estima-se que 80 mil moradores tenham de receber a dose. O público-alvo é variável - de bebês de seis meses a adultos de 29 anos de idade, é necessário verificar a necessidade de reforço na caderneta; adultos de 30 a 49 anos devem receber uma dose.
A Prefeitura pontuou ainda que no ano de 2019, entre os meses de janeiro e agosto, a cidade teve 19 casos confirmados. Em 2020, foram dois casos até anteontem. Não houve óbito por sarampo no ano passado, bem como neste ano. Em Mogi das Cruzes, o número de casos de sarampo também diminuiu, passando de 166 para dez confirmações de um período ao outro. O Dia D também ocorre amanhã no município mogiano.