Com o intuito de ampliar a imunização contra o sarampo, que voltou a ser uma doença ativa no ano passado, a Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes promove amanhã o Dia D de vacinação contra a doença. O público-alvo são as pessoas com idades entre 30 e 49 anos. As doses estarão disponíveis das 8 às 17 horas em 16 unidades mogianas.
Os munícipes podem obtê-las nos seguintes bairros: Alto Ipiranga, Jundiapeba, Jardim Universo, Quatinga, Jardim Aeroporto II, Jardim Aeroporto III, Taboão/Lambari, Jardim Layr, Jardim Margarida, Jardim Piatã, Jardim 9 de Julho, Jardim Novo Horizonte, Conjunto Toyama, Jardim Planalto, Chácara Guanabara e Cocuera.
O Dia D faz parte da estratégia nacional para a segunda etapa da campanha nacional, direcionada ao público de 6 meses a 49 anos de idade. Para quem tem entre 30 e 49 anos, a campanha é indiscriminada, ou seja, todos devem tomar uma dose da vacina, independentemente de vacinações anteriores.
Além do Dia D, a vacinação também está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família até 31 de agosto. É importante comparecer munido da caderneta de vacinação e documento pessoal.
Assim como outras cidades da região, Mogi voltou a registrar queda no número de contaminações pelo vírus neste ano. O boletim epidemiológico apontou que as confirmações de casos diminuíram em 93%. De janeiro a agosto de 2019, 166 mogianos foram diagnosticados com sarampo, quantidade que regrediu para dez, no mesmo período de 2020. Ao todo, 8.080 mogianos foram vacinados na campanha, que termina no dia 31 deste mês.
Alto Tietê
Na soma das cidades de Suzano, Itaquaquecetuba e Mogi, o total de confirmações de sarampo diminuiu em 91,7%. De janeiro a agosto do ano passado, as três cidades somaram 242 casos, diminuindo para 17 no mesmo período deste ano.