A Prefeitura de Mogi das Cruzes receberá nos próximos dias um documento da Câmara Municipal que solicita aplicação da vacina contra o H1N1, aos finais de semana, em todos as unidades de saúde do município.
Segundo o autor da indicação, o vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL), esta é uma reivindicação de trabalhadores que querem se vacinar contra a gripe, mas não conseguem devido a rotina de trabalho semanal.
"Eu entrei em contato com a Secretaria Municipal de Saúde que afirmou que a vacinação aos finais de semana não está na programação, e isso me motivou a fazer a indicação. Acho que seria extremamente válida a realização de campanhas aos finais de semana", disse Moraes.
Neste ano, a imunização começou no dia 23 de março e se estenderá até 31 de agosto, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde, mas, apesar do longo período, somente dois grupos alcançaram as metas preconizadas (idosos e trabalhadores da Saúde). Em Mogi das Cruzes foram aplicadas 161.588 doses contra a gripe até o dia 24 deste mês, das quais 35.539 doses na população geral. A imunização está liberada para todos os grupos desde o início do mês de julho.
A baixa adesão na campanha contra a gripe, no entanto, foi registrada em todo o país por conta da pandemia do novo coronavírus e do receio da pessoas em irem às unidades de atendimento.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda não recebeu a indicação para imunização contra a gripe nos finais de semana, mas que irá analisá-la assim que o documento chegar.