Enquanto a pandemia do coronavírus trava a visitação dos pontos turísticos de Mogi das Cruzes, bem como a realização de eventos culturais que fomentem a vinda de turistas à cidade, um movimento de políticos do município retoma as discussões da necessidade de criação da Secretaria Municipal de Turismo.
Atualmente, com a missão de explorar as inúmeras potencialidades da cidade para o chamado turismo de um dia, ou de final de semana, a Prefeitura congrega todo o sistema a uma coordenadoria. O grupo mantém as mesmas premissas do que pode vir a ser transformada em uma futura Pasta em Mogi, entretanto, segundo alguns agentes políticos do município, a coordenadoria não possui a representatividade de uma Secretaria.
A quantidade de eventos sediados e programação voltada ao tema são pontos defendidos para justificar a criação da Secretaria de Turismo, já que o município tem alternativas interessantes, como aspectos naturais (trilhas, represas e pesqueiros), o turismo de aventura, as igrejas históricas e o centro da cidade. Desde 2017, Mogi passou a ser reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT). A adequação garante recursos da ordem de R$ 600 mil por ano, destinados para ações de fomento ao turismo local.
Segundo o vereador Pedro Komura (PSDB), um dos principais incentivadores da criação da Pasta, há uma grande dificuldade, atualmente, em buscar avanços para fomentar o turismo, por não haver uma Pasta dedicada ao tema. "Quem mora em apartamento nas grandes cidades quer sair desses centros urbanos e ter contato com a natureza, e isso a gente tem aqui em Mogi. Seria de vital importância a criação da Secretaria de Turismo. Temos um mercado consumidor muito forte do nosso lado, que é São Paulo, e precisamos explorar esse nosso potencial", disse o parlamentar. Segundo ele, em conversas com visitantes do município, os relatos são de falta de informação referente aos pontos turísticos da cidade.
A intenção do vereador Komura, que possui apoiadores dentro da Câmara, como os vereadores Marcos Furlan (DEM) e Otto Rezende (PSD), é que a criação da Secretaria seja contemplada no plano de governo do prefeito Marcus Melo (PSDB) para a próxima gestão, caso o chefe do Executivo seja reeleito neste ano. A proposta é fomentar o tema e formar um grupo que defenda a causa. "A pandemia evidenciou o quanto os moradores de São Paulo e Guarulhos, por exemplo, gostam de sair de suas cidades, seja de bicicleta, de carros ou de motos, e passar pelos municípios ao redor. Precisamos dar mais estrutura e divulgar nossos pontos para esse público", comentou o parlamentar.
Virou assunto
O tema foi tratado na Câmara, na semana passada, durante as discussões sobre a instalação de um bicicletário no Mercado Produtor de Mogi. Segundo o vereador Komura, o incentivo ao turismo na cidade foi abordado durante conversa com ciclistas que frequentam o espaço aos domingos.