Mais de 500 mogianos se candidataram às vagas da 2º seleção deste ano do Programa de Universidade para Todos (Prouni), no total, 562 moradores estão concorrendo a uma bolsa do programa. Os dados foram informados no início da semana pelo Ministério da Educação (MEC), que apontou o registro de 1.833 moradores das cinco cidades mais populosas da região no programa.
Em Suzano, 442 pessoas se inscreveram para concorrer às bolsas parciais ou integrais, com o objetivo de ingressar em universidades. Já em Itaquá, a quantidade foi de 439 inscrições para concorrer às bolsas de desconto ou gratuidade. Na cidade de Ferraz, 212 munícipes se candidataram e em Poá o número foi de 178.
A maioria dos cadastros são para concorrer às bolsas integrais. Em relação às bolsas parciais, em que os estudantes alcançam somente 50% da isenção das mensalidades, existem apenas seis delas em todas as universidades do G5 do Alto Tietê.
Comparando a quantidade de inscrições com o número de vagas a concorrência se mostra grande: são mais de três candidatos por vaga. Muitos fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no mesmo ano de conclusão do ensino escolar, esses competem com os demais candidatos de várias idades e escolaridades diferentes.
Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Na semana passada, um levantamento feito pela reportagem com base nos números disponibilizados pelo Prouni mostrou que 516 vagas foram distribuídas à região.