O médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, do Hospital Israelita Albert Einstein e professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Jean Gorinchteyn, foi anunciado ontem como novo secretário de Estado da Saúde, pelo governador João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Gorinchteyn assume o cargo do médico José Henrique Germann, que deixa o governo, segundo Doria, por recomendações médicas. Germann, que permaneceu no cargo por pouco mais de um ano e meio, será o novo assessor especial do governo do Estado de São Paulo para assuntos de saúde pública.  "Não houve nenhuma razão de qualquer outra ordem, exceto a orientação que ele recebeu de seus médicos, para a sua saída. Quero, publicamente, agradecer ao doutor Germann pela qualidade do trabalho, confiança, dedicação e capacidade de integrar e harmonizar equipes", acrescentou Doria, que pediu uma salva de palmas em deferência a Germann.
Além de ministrar aulas de infectologia na universidade mogiana, onde formou-se em 1992, Gorinchteyn esteve diretamente ligado às ações iniciais tomadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes no combate ao novo coronavírus. O infectologista participou, em abril deste ano, de uma reunião com profissionais de Saúde de Mogi das Cruzes para orientação e esclarecimento de dúvidas sobre a doença causadora da pandemia. A presença do infectologista foi intermediada pelo secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, com quem o novo titular da Pasta estadual tem relação próxima.
Gorinchteyn também é mestre em doenças infecciosas e doutorando em Neurologia Experimental na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde o ano passado, o infectologista é embaixador do Instituto Trata Brasil, que apoia as ações pela universalização do saneamento.
Durante a coletiva de imprensa em que foi anunciado como novo secretário estadual, Gorinchteyn agradeceu ao governador Doria e incentivou a campanha do uso de máscaras, do distanciamento social e das medidas de prevenção contra o novo coronavírus. "É isso que nova gestão vai continuar fazendo: olhando para a população e para nosso Sistema Único de Saúde, que já salvou tantas vidas", disse o médico. "Estamos no meio dessa guerra (contra a Covid-19), não chegamos no final", completou o novo secretário estadual, reforçando ainda a importância do início dos testes da vacina contra o novo coronavírus.