O governo do Estado realiza hoje mais uma reclassificação dos municípios paulistas dentro do Plano São Paulo de Retomada Econômica, com a possibilidade clara do Alto Tietê avançar para a fase 3 do programa, de cor amarela, que prevê o aumento da flexibilização dos setores comerciais não essenciais.
De acordo com o boletim diário do governo do Estado, a região da Grande São Paulo Leste, onde estão inseridos os municípios do Alto Tietê, tinha ontem uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 59,3% e de 51,8% para enfermaria. O número de leitos de UTI Covid por 100 mil habitantes era de 15,6 na região. Os índices, segundo os critérios do Estado, garantem a passagem do Alto Tietê para a fase amarela do Plano São Paulo.
Confirmada a reclassificação da região, bares, restaurantes, salões de beleza e academias terão liberação para retomar suas atividades, mediante rígidos protocolos de segurança e limite físico de ocupação do público. Nos últimos dias, os índices analisados pelo Estado se mostraram positivos, com a clara possibilidade para avanço para a próxima fase do Plano São Paulo.
Além da liberação de segmentos que estão com atividades paralisadas, na etapa amarela do programa estadual os setores de comércio e serviços poderão ampliar o horário de funcionamento para seis horas por dia. Caso o governo promova a região, a partir de segunda-feira as lojas passarão a funcionar das 10 às 16 horas, o shopping das 13 às 19 horas e os escritórios das 9 às 15 horas.
Tal possibilidade aumenta a expectativa das entidades que representam os setores contemplados. A direção da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) disse ontem que a mudança só depende do governo do Estado. "Para não perder tempo, os empresários estão mobilizados com os representantes das entidades de classe e da administração municipal para que a cidade possa efetivar a etapa amarela a partir da próxima segunda-feira", adiantou o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.
Já o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi e região, que também será diretamente beneficiado pela possível mudança, protocolou ontem o documento que rege a atuação dos comerciantes no município para a próxima semana. "Além de estender o horário, também vamos poder aumentar nossa capacidade de ocupação das lojas, de 20% para 40%", disse o presidente da entidade, Valterli Martinez. "Amanhã (hoje) vamos esperar um posicionamento com muita atenção", concluiu.
Questionado, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) disse que os prefeitos dos municípios que fazem parte do grupo vêm trabalhando constantemente para atender os requisitos estaduais e progredir dentro do Plano São Paulo.
Fase laranja
Os municípios do Alto Tietê estão na etapa laranja do programa estadual desde o dia 12 de junho. Inicialmente, Mogi das Cruzes liberou o funcionamento do comércio e serviços por um período de seis horas diárias, porém, desde o último dia 22, o tempo foi reduzido para quatro horas por dia, conforme determina o decreto estadual.