Quatrocentos e três moradores de Mogi das Cruzes pediram auxílio na solicitação de seguro desemprego ao programa Emprega Mogi, da Prefeitura. Segundo os dados levantados, foram 240 apenas no mês passado, que podem ser resultado direto da crise econômica do coronavírus.
No número total da cidade, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, apontou que Mogi havia tido 2.599 solicitações do benefício em maio, um dos maiores registrados no Alto Tietê.
De acordo com a diretora do Emprega Mogi, Glaucia Coutinho, a solicitação não é feita por meio do programa, mas sim com o governo federal pelos aplicativos. No entanto, muitas pessoas procuram o Emprega Mogi, por não conseguirem efetuar o cadastro. "Nós trabalhamos com o auxílio, temos diversos casos, mas muita gente às vezes tem dificuldade em utilizar o aplicativo", explicou.
Os atendimentos para as pessoas com dúvidas ou dificuldades nas solicitações do benefício são realizados por meio de agendamento por telefone. A pessoa pode mandar mensagem no WhatsApp pelo número 97422-4273 ou ligar para o número 4699-1900, para solucionar as dúvidas.
O programa também anunciou recentemente as 1,5 mil vagas para 55 cursos, ofertados por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e a empresa Fenícia Cursos, que foram preenchidas em menos de seis horas. O projeto teve início no mês passado e segue até dezembro com o objetivo de oferecer, gratuitamente, cursos e materiais para a população durante a pandemia. Nesta parceria, as empresas podem disponibilizar os materiais à população de forma gratuita e com certificado. "No momento, nenhuma empresa está à frente do processo, mas já vimos que algumas demonstraram interesse em participar do chamamento público", disse Glaucia.
Emprega Digital
Devido à pandemia de Covid-19, o Emprega Mogi adaptou seus serviços para o uso de ferramentas on-line e de fácil acesso ao morador, para evitar as aglomerações nos prédios onde que são oferecidos os serviços, nos dois terminais de ônibus da cidade e no Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba.
Para aumentar ainda mais esta dinâmica, o programa contará com uma plataforma on-line, que deve ser anunciada na semana que vêm, para que o mogiano consiga ter acesso rápido aos serviços oferecidos, como o cadastro de currículos, acesso ao banco de vagas disponíveis e diversos outros serviços.
*Texto supervisionado pelo editor.