O prefeito Marcus Melo esteve ontem em Brasília e acompanhou a aprovação, pelo Senado, da contratação de um financiamento internacional de US$ 69 milhões entre Mogi das Cruzes e a Corporação Andina de Fomento (CAF), para a execução das obras do Programa Mogi Ecotietê. Melo foi recebido pelo chefe de gabinete da presidência do Senado, Paulo Boudens, e demonstrou otimismo com a notícia.
O " Mogi Ecotietê" é um conjunto de ações nas áreas de mobilidade urbana, meio ambiente e saneamento, com objetivo de modernizar toda a região leste do município, que compreende o distrito de Cezar de Souza.
"Demonstramos a importância do programa para a Mogi das Cruzes, a qualidade técnica do projeto e ficamos muito satisfeitos com o aval dado pelo Senado para que o financiamento seja contratado e Mogi das Cruzes possa dar início às obras", disse o prefeito. O próximo passo na tramitação do processo é a promulgação do texto pelo Senado.
Marcus Melo ressaltou também a grandeza da obra, que irá modificar toda região leste da cidade. "Será a maior intervenção urbanística na história de Cezar de Souza e Botujuru. O projeto prevê investimentos para acabar com os congestionamentos nas avenidas Francisco Rodrigues Filho e João XXIII.
Agradeço especialmente ao senador Major Olímpio, que foi o relator do projeto, ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, que permitiu a inclusão do projeto à pauta do dia, e aos senadores por São Paulo, Mara Gabrili e José Serra por todo apoio na tramitação da matéria", disse o prefeito.
Apesar de comemorar a aprovação no Senado, Melo destacou que o projeto, já discutido há mais de dois anos, não tem data para sair do papel. " Ainda falta a assinatura do contrato, tem todo trâmite burocrático a ser percorrido, não sabemos quanto tempo vai demorar, mas, sem dúvida, o dia de hoje (ontem) foi um grande avanço".
Além disso, ainda é preciso uma avaliação mais técnica para saber qual será o pontapé inicial da obra, quando sair a assinatura por parte do Senado. "Estamos estudando como será a programação das obras". Para cada obra, e serão várias, haverá licitações a serem vencidas. Todos os eixos do Mogiecotietê são importantes. Já temos projetos bem encaminhados", relatou Marcus Melo.