O secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, Geanluca Lorezon, participou na manhã de ontem de uma teleconferência promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A reunião teve a participação do prefeito Marcus Melo (PSDB), de representantes das maiores empresas do município e representantes de entidades da indústria, do comércio e do setor de serviços. Juntos, os participantes da reunião representam entre 65 mil e 70 mil empregos na cidade.
"A reunião foi muito proveitosa para todos. É importante para os empresários saber o que o governo federal pensa sobre o atual cenário econômico e também os planos para o futuro. A Prefeitura está comprometida com a retomada da economia e medidas de desburocratização e incentivo poderão ser adotadas", destacou Melo.
Durante o encontro, Lorezon falou sobre as medidas adotadas pelo governo federal durante a atual crise causada pela pandemia do coronavírus e as reformas previstas para gerar competitividade ao setor econômico brasileiro e atrair investimentos. Entre as principais medidas previstas estão a reforma tributária, ações para desoneração trabalhista e discussões relativas ao pacto federativo.
"A reforma tributária é um desafio porque ninguém pode abrir mão de receitas, muitos Estados estão passando por dificuldades, e o cidadão também não pode pagar mais impostos. O governo federal está 100% comprometido com a proposta", disse Lorezon.
De acordo ele, será necessário pensar um novo paradigma para a reforma tributária que vinha sendo discutida junto ao Congresso Nacional e Estados, frente à nova realidade trazida pela crise do coronavírus.
O representante do Ministério da Economia também lembrou que a União está trabalhando nas questões ligadas ao crédito para os empreendedores e para a retomada econômica. "Temos de pensar o que significa a retomada. Nos Estados Unidos e na Europa, locais onde está havendo a reabertura não tiveram aumentos de casos quando se abre com protocolos", disse.