A Saúde Mental de Ferraz de Vasconcelos, departamento da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando a produção de máscaras faciais de proteção para pacientes, famílias e funcionários da rede. Desde o começo da quarentena no município, o setor já produziu aproximadamente 1,5 mil máscaras, que estão sendo doadas também aos postos de saúde.
A ação foi idealizada pelas psicólogas do Ambulatório de Saúde Mental, Beatriz Antônio, Maria Aparecida Silva, Carmem Moreno, e pela auxiliar Ruth Marcolino. Foram levados ao local duas máquinas de costura e tecidos para a produção. Inicialmente, os equipamentos de proteção foram doados aos pacientes do ambulatório e seus familiares, servidores, bem como aos funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santo Antônio. Os servidores das UBSs do Jardim São Lázaro, Vila Margarida e da própria pasta também já foram beneficiados.
De acordo com a coordenadora do departamento, Maria de Fátima Pereira Caferro, o trabalho continua no sentido de doar as máscaras para outros postos, para, posteriormente, serem repassadas aos munícipes, atendendo a demanda de pessoas mais vulneráveis do município. Além disso, há a intenção de manter a produção, como oficina, mesmo depois da pandemia, com o objetivo de auxiliar no tratamento dos pacientes do ambulatório, que possuem transtornos leves ou graves.