A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde para o final de junho. Inicialmente, as ações terminariam nesta sexta-feira, mas o baixo índice de imunização do grupo de risco motivou a Pasta nacional a adiar o fim da campanha. A ideia é ter, pelo menos, 90% do grupo de risco vacinado contra a doença. A prorrogação é válida para todo o Brasil.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram internadas 4.781 pessoas em todo o país com síndrome respiratória aguda grave por Influenza e, destes casos, 888 pessoas morreram, sendo a metade pelo H1N1. Em 2020 foram internadas, até 25 de maio, 168.676 pessoas por síndrome respiratória aguda grave, das quais 31% dos casos foram por coronavírus (Covid-19) e os demais por outros vírus, entre eles o vírus da gripe.
Em Suzano, Segundo a Vigilância Epidemiológica, até o ontem foram aplicadas 69.470 doses da vacina e a imunização total dos grupos prioritários chegou a 86,6%.
Do público-alvo da campanha, apenas idosos e trabalhadores da Saúde alcançaram a meta, com 142% e 102%, respectivamente. Os índices superiores à totalidade representam que indivíduos de outras cidades receberam a dose em Suzano ou então poderiam indicar defasagem na estimativa da quantidade de integrantes. Na sequência aparecem puérperas (45,8%), gestantes (40,2%), crianças maiores de seis meses e menores de 6 anos (39,9%) e pessoas com idade entre 55 e 59 anos (33,5%).
"Essas pessoas estarão protegidas e a velocidade da transmissão da doença poderá ser reduzida, principalmente neste período de temperaturas mais baixas", comentou o secretário de Saúde de Suzano, Luis Claudio Guillaumon.
Para receber a dose da vacina, que previne contra três tipos do vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B), é preciso apresentar documento pessoal com foto e, se possível, caderneta de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30, em uma das 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs). Suzano ainda tem postos com atendimento em período estendido, até as 20 horas, no Jardim Maitê (terças-feiras) e no Jardim Europa (segundas e quartas-feiras).
Por sua vez, Mogi das Cruzes, até a sexta-feira passada, aplicou 109.131 doses de vacina contra a gripe, mas, assim como Suzano, somente dois grupos de idosos e trabalhadores de saúde atingiram o índice de cobertura esperado. Os demais ainda estão abaixo das metas.
Diante disso, a Prefeitura está convocando todos os grupos contemplados ainda não vacinados a comparecerem o mais breve possível aos postos de saúde. A vacina está disponível em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.
"As baixas coberturas vacinais nos diversos grupos contemplados é motivo de preocupação, sobretudo diante da mudança climática e aproximação da estação sazonal para circulação do vírus Influenza, que é o inverno", explicou a médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei.
Segundo ela, neste ano, a preocupação é ainda maior devido à pandemia de Covid-19 que apresenta sinais e sintomas semelhantes à gripe em seus quadros mais leves.