O prefeito Marcus Melo sancionou ontem a lei municipal nº 7.582/220, que foi aprovada pela Câmara Municipal e que institui a Política Municipal de Educação Ambiental.
A sanção ocorreu durante uma live transmitida pelo Facebook, dentro da programação do Junho Verde, e contou também com as presenças do subsecretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani, e dos secretários municipais do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, e de Educação, Juliana Guedes.
"Conheço o trabalho realizado na área da Educação ambiental em Mogi das Cruzes e quero parabenizá-los pela sanção da lei, é um avanço muito importante em uma cidade que sempre se preocupou com esse tema", disse Trani.
O prefeito lembrou que a sustentabilidade ambiental é um dos pilares da administração municipal. "A cidade tem um rico patrimônio natural e temos de preservá-lo, garantindo que as futuras gerações tenham acesso a ele", comentou.
A Política Municipal de Educação Ambiental define uma série de parâmetros para ações na área, tanto na área do ensino formal como em campanhas e atividades ligadas ao assunto. O texto da legislação determina que a educação ambiental é um direito de todos e um componente essencial e permanente da educação e gestão ambiental, em todos os níveis e modalidades de ensino.
Na prática, isso significa ações que vão desde a educação formal oferecida nos estabelecimentos de ensino e também na educação não-formal, que acontece por meio de cursos e outras ações promovidas por órgãos e entidades. É um processo permanente de aprendizagem para a construção de valores, habilidades, atitudes e competência, visando o desenvolvimento da cidadania socioambiental para a melhoria da qualidade de vida para toda a população mogiana.
Junho Verde
Como parte da programação do Junho Verde, haverá várias atrações até o final do mês. No dia 23, às 10 horas, por teleconferência, ocorrerá a apresentação do aplicativo Reciclando, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Braz Cubas. O aplicativo identificou os catadores independentes da cidade e vai ajudar a dinamizar o Programa Recicla Mogi. Já no dia 25, às 9 horas, haverá a apresentação de um mapa com a distribuição das mudas doadas no município.
No dia 27, sábado, a partir das 9 horas, ocorrerá a Missa Campal celebrada pelo Bispo Dom Pedro Stringhini, por teleconferência, no Parque Centenário. No dia 30, às 10 horas, será assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e a Fundação Florestal, com o objetivo de estimular a conservação das matas, a educação ambiental e garantir o apoio técnico da entidade na revisão do Plano de Manejo do Parque Municipal Chiquinho Veríssimo. O evento também ocorrerá por meio de teleconferência.