As três unidades do Poupatempo no Alto Tietê continuam com serviços presenciais suspensos por tempo indeterminado devido à pandemia de coronavírus (Covid-19). No entanto, serviços on-line e por telefone são realizados para não deixar de amparar a população em meio à quarentena. Por outro lado, prefeituras já voltam a realizar serviços nos paços municipais.
Para evitar aglomerações, no dia 21 de março, o Poupatempo acabou fechando as portas, mas manteve o programa por meio dos canais eletrônicos e atendimento remoto para suprir as necessidades da população, sendo feito em dois meses cerca de 4 milhões de atendimentos, nos 40 serviços que estão sendo feitos on-line e mais de 70 opções de consultas e atendimentos no aplicativo.
Único serviço que foi mantido foi a entrega de documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e RG em casos urgentes, podendo ser retirados nas unidades de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, por meio de agendamento on-line.
Atendimentos parecidos também são feitos pelas prefeitura da região, que muitas já voltaram a realizar os serviços presenciais, como Itaquaquecetuba, em que a Prefeitura anunciou nesta semana o retorno do atendimento ao público. Segundo a Prefeitura, para não ter problemas com aglomerações, foi definido horário reduzido, das 8 ao meio-dia, em que os moradores podem ir até o local para serem atendidos.
Poá segue no mesmo modelo, tendo atendimento presencial restrito em horário definido entre 10 e 14 horas e limitado às situações urgentes e inadiáveis, sem prejuízo da comunicação por e-mail e por meio dos endereços disponíveis no site da Prefeitura de Poá
Em Suzano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Administração e da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, explicou que todos os serviços no Paço Municipal e no Centro Unificado de Serviços (Centus), estão funcionando em horário normal tanto presencial quanto no agendamento por telefone.
A ação está sendo feita, pois as equipes da administração municipal estão tomando todas as medidas necessárias para evitar a contaminação por coronavírus, como o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel e a realização de revezamento para respeitar as medidas de distanciamento social que, segundo a Prefeitura, não interferem no atendimento ao público. (N.T.)