O ex-prefeito e fundador da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Manoel Bezerra de Melo, morreu ontem aos 94 anos no Hospital Monte Clínico, em Fortaleza, no Ceará. Melo estava internado com problemas respiratórios, mas faleceu durante a madrugada após uma insuficiência cardíaca.
Padre Melo, como era conhecido, morava em Fortaleza há alguns anos, depois de passar boa parte da sua vida em Mogi, cidade onde chegou em 1960 como padre católico e passou a se dedicar à educação, fundando em 1962, a Organização Mogiana de Educação e Cultura (Omec) e, em seguida, instalando o primeiro complexo educacional do município, a UMC.
Mesmo tendo boa parte da sua vida na área da Educação, Melo também exerceu a política, como deputado federal por São Paulo por vários mandatos e também pelo Ceará. Foi vice-prefeito de Mogi, na chapa de Francisco Ribeiro Nogueira, e assumiu a Prefeitura, em 1994, após a morte de Nogueira.
Homenagens
O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) prestou sua homenagem ao Padre Melo por meio de uma nota na rede social. "Tenho uma gratidão imensa pelo Padre Melo, pois foi ele que me convidou para exercer o cargo de secretário municipal de Indústria e Comércio, a minha primeira função na vida pública", escreveu.
A Câmara de Mogi fez um minuto de silêncio durante sessão realizada ontem para lembrar o ex-prefeito Bezerra de Melo. A homenagem foi solicitada pelo vereador Mauro Araújo (MDB), que definiu Padre Melo como uma "figura muito importante para o município". Classificando como "uma perda muito grande para o município", o vereador Antonio Lino (PSD) também lamentou. "Uma pessoa que transformou nossa cidade", disse.
Os vereadores Carlos Evaristo (PSB), Cuco Pereira (PSDB), Pedro Komura (PSDB) e José Francimário Vieira (PL), o Farofa, também lamentaram o falecimento do ex-prefeito.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito. Melo lembrou de obras importantes realizadas por Bezerra de Melo, como o ginásio Professor Hugo Ramos e o início da construção da passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu, no Shangai.
"A educação teve atenção especial do Padre Melo, que emprestou seu talento e dedicação para tantos avanços em prol dos mogianos e também dos estudantes da renomada universidade. Registro meu sentimento de eterna gratidão pelo tanto que fez pela cidade", destacou o prefeito.