A Secretaria Municipal de Saúde está orientando as Upas 24 horas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) a realizarem o encaminhamento dos pacientes suspeitos de Covid-19 diretamente ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes tão logo surjam os primeiros sintomas. O objetivo é iniciar o tratamento antes do agravamento do caso e, desta forma, reduzir a necessidade de internação e de cuidados de terapia intensiva.
"Desde o início da pandemia, estamos trabalhando para salvar vidas. Então, ainda que com sintomas iniciais, nossa orientação é para que o paciente seja encaminhado ao Hospital Municipal, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus. A unidade conta com todos os recursos necessários, equipe qualificada e atendimento exclusivo", explicou o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.
O novo protocolo foi adotado há 19 dias e já tem alcançado resultados positivos. "Quanto mais rápido o início do tratamento, melhor tem sido a recuperação do paciente", explicou a diretora geral da unidade, Heloísa Molinari. Atualmente, o Pronto Atendimento (PA) atende cerca de 100 pacientes por dia, o que representa um aumento de 40% em relação à média diária registrada na primeira quinzena de maio.
Ao chegar no PA do Municipal, há uma triagem inicial e classificação com enfermeiro para informar os principais sintomas e verificar sinais como pressão arterial, temperatura e oxigenação. Entre os recursos utilizados pela equipe está o oxímetro portátil, que mede os níveis de saturação de oxigênio, o que pode indicar precocemente uma das principais complicações que é a falta de ar.
Na consulta, caso seja necessário, o médico pode solicitar um exame de imagem. Como os testes rápidos são mais eficazes quando realizados no sétimo ou oitavo dia a partir do início dos sintomas, a tomografia de tórax tem sido indicada para os casos iniciais, onde é possível verificar as condições gerais do pulmão.