A pandemia do novo coronavírus vem mudando protocolos constantemente em diversas áreas da sociedade, desde as relações sociais, de trabalho e até procedimentos em saúde. O "novo normal' em que muitos especialistas acreditam que a sociedade estará submetida após a Covid-19 conta com uma ferramenta tecnológica que, bem aplicada, será uma forte aliada na manutenção da saúde pública, acelerando procedimentos e suprindo necessidades.
Um dos primeiros setores diretamente afetados pela pandemia foi o da Saúde, que encontrou na telemedicina a saída para preservar a segurança dos pacientes e profissionais, mantendo os atendimentos em todas as especialidades médicas. A ferramenta permite a realização de consultas online de maneira simples e prática e quando aprovada e regulamentada pode ser uma tendência para o futuro.
De acordo com o Portal Telemedicina, a modalidade é a união entre tecnologia e medicina e significa "medicina a distância", possibilitando que médicos atendam pacientes em clínicas e hospitais de qualquer lugar do mundo, inclusive em locais remotos.
O Ministério da Saúde autorizou em março deste ano a telemedicina no Brasil, focada principalmente no atendimento médico a distância para controle do coronavírus. Neste cenário, utilizar a telemedicina - prática até então não regulamentada no país - se transformou em uma solução para agilizar a triagem ou esclarecer dúvidas, inclusive sobre o coronavírus.
A auxiliar de enfermagem de Ferraz de Vasconcelos, Eliomar Balduin Gracia, de 66 anos, passou recentemente por uma consulta online, nos moldes da telemedicina. O motivo da consulta foi um problema que ela teve com pressão alta.
Após a consulta, Eliomar teve de comprar remédios para controle da pressão, entretanto, mais do que o atendimento, ficou a sensação de que a telemedicina será uma ferramenta válida num futuro próximo. "Achei muito boa e gostei muito da consulta online. O uso da telemedicina em tempos de pandemia é muito interessante. Acho que é uma tendência para o futuro", avaliou a auxiliar de enfermagem.
O responsável pelo atendimento remoto de Eliomar foi o médico Rafu Junior, que desenvolveu um projeto semelhante a telemedicina em Ferraz de Vasconcelos e vem atendendo pessoas todas as semanas de forma online. Segundo o médico ferrazense, que presta orientações para seus pacientes, o atendimento não presencial é uma tendência para o futuro, mas que precisa ser utilizada da forma correta, uma vez que o atendimento presencial continua sendo o método mais eficaz para o diagnóstico preciso.
"Nada substitui o atendimento presencial, mas neste momento de pandemia que estamos passando é muito útil para todos. Muitas pessoas estão gostando, a demanda não para de subir", afirmou  o especialista.