Há pouco mais de um mês e meio de funcionamento, o hospital de campanha de Suzano, também conhecido como Hospital de Quarentena, já deu alta para 92 pacientes que foram levados à unidade para tratar do coronavírus (Covid-19). O hospital está montado na Arena Suzano, dentro do Parque Max Feffer. As informações são da Prefeitura, que também destacou que, ao menos até ontem, 12 pessoas estavam internadas no local, sendo 11 delas na enfermaria e uma na ala de alta complexidade. O espaço está com uma taxa de ocupação de 15% dos leitos e cinco pacientes morreram em decorrência da doença no Hospital de Quarentena, que tem capacidade para até 80 leitos.
Por sua vez, o hospital de campanha de Mogi das Cruzes, que completará um mês de funcionamento daqui a uma semana, possui 50% dos leitos de Enfermaria ocupados. Portanto, conforme explicações da Secretaria Municipal de Saúde, dos 50 leitos disponíveis, 25 estão ocupados por pacientes portadores de coronavírus. Ao todo, mais de cem altas médicas já foram efetuadas pelas equipes da saúde.
Itaquaquecetuba teve sua unidade, dividida em dois locais, inaugurada anteontem com 20 leitos, sendo cinco com respiradores, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Caiuby. Segundo a Prefeitura, mais 30 leitos serão inaugurados nos próximos dias no Centro de Saúde Infantil (CSI), na região central. "Ao todo serão 50 leitos. Sendo 20 na UPA, cinco com respiradores, e mais 30 leitos no Centro de Saúde Infantil", afirmou a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquá.
Em Ferraz de Vasconcelos, as taxas de ocupação se aproximam dos 50%, a Secretaria Municipal de Saúde contou que 40% leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados e 45% das semi-intensivas também estão ocupadas. Até ontem, 13 altas já haviam sido registradas.
Em Poá, na segunda-feira, havia dez pacientes internados no hospital de campanha, além de 17 óbitos e outras 39 altas. Apesar de questionada, a Prefeitura de Poá não informou sobre os dados de ontem. Arujá, que estuda a possibilidade de alugar leitos de outros hospitais, informou que não há novidades sobre os estudos.
*Texto supervisado pelo editor.