A data mais romântica do calendário brasileiro está diferente. O estalar dos beijos e abraços dos casais deu espaço ao chat de vídeo, ao WhatsApp e mensagens de amor enviadas por outros meios eletrônicos. Não que essas ferramentas não estivessem presentes no dia a dia, mas a pandemia de coronavírus (Covid-19) que provocou governos e sociedade civil a adotar o distanciamento como o meio mais eficaz de impedir o avanço da contaminação, elevou a comunicação pela grande rede.
Apesar da quantidade de infortúnios que a doença trouxe, alguns casais conseguem encontrar certas vantagens na comunicação via internet. Este é o caso de Carolina dos Santos, de 21 anos, moradora de Arujá, e de Oruam Catani, 24, de São Paulo. O casal, que namora há mais de três anos e está noivos há 11 meses, tinha conflitos a serem resolvidos, como ocorre com qualquer casal, porém, em épocas de pandemia, não há espaços para brigas. "Percebemos que não há necessidade em discutir sobre qualquer assunto, pois a saudade que sentimos um do outro nos possibilita evitar conflitos e conversarmos mais sobre coisas boas", argumentou Carolina. Além disso, a dupla conversa todas as noites por chamadas de vídeo, como uma forma de diminuir o distanciamento.
Mesmo que a comunicação não seja corriqueira, o distanciamento, e consequentemente a saudade, acabam fortalecendo o sentimento, ao menos para Beatriz Oliveira, 21, de Arujá, que namora Douglas Fernandes, 24, é assim que acontece. "Antes, nos víamos em todos os finais de semana, mas acredito que estamos mais fortes como casal. Isso porque, aprendemos a lidar com a saudade e a distância", disse.
E como não poderia deixar ser, a forma de presentear também mudou e segue a tendência virtual para a data. Gabriel Silva Ávila, 26, que namora Bruna Jevene, 21, ambos de Santa Isabel, apostou no presente comprado via internet e destacou que manter o distanciamento é a melhor maneira de o casal seguir unido. "Atravessar um momento difícil como este nos faz valorizar ainda mais as pessoas que amamos, por isso acredito que eu e a Bruna nos tornamos mais fortes e unidos. Manter o carinho e o romantismo também tem sido fundamental", finalizou.