O hospital de campanha de Suzano, também conhecido como Hospital de Quarentena, instalado dentro da Arena, no Parque Max Feffer, no bairro Jardim Imperador, para combater o coronavírus (Covid-19) registrou ontem 19 pacientes internados, sendo 15 no setor de enfermaria e observação, e os outros quatro no setor de suporte avançado e estabilização. Também foram registradas 46 altas médicas na unidade desde o início das operações, em 30 de abril.
"O Hospital de Quarentena possui capacidade para 80 leitos, sendo 70 leitos para enfermaria e observação e dez para suporte avançado e estabilização. Hoje a taxa de ocupação é de 23,75%", explicou a Secretária de Saúde de Suzano, na noite de ontem.
Por sua vez, em apenas dois dias, o hospital de campanha de Mogi das Cruzes, localizado na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal Hugo Ramos, internou mais cinco pessoas nos leitos de enfermagem. As informações de ontem da Secretaria Municipal de Saúde esclareceram ainda que, desde o domingo retrasado, quando a unidade começou a funcionar, 42 pacientes já foram internados, 18 tiveram alta e três foram transferidos.
Em relação à ocupação dos leitos, a Prefeitura disse que, se considerados os 50 leitos iniciais, a taxa de ocupação atual é de 42%. "Relembramos que a unidade possui capacidade de atender até 200 pacientes, com instalações de mais leitos. Se contabilizados a quantidade de pacientes internados com os 200 leitos possíveis, a atual taxa de ocupação da unidade é de 10%", concluiu a Pasta.
Quando questionada, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos revelou que 493 pacientes fizeram consultas no hospital de campanha desde a inauguração, no dia 21 do mês anterior, até o último domingo. "Atualmente, existem seis pessoas internadas na enfermaria com quadros de média complexidade, e quatro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)". Três alta já foram feitas.
Por fim, a Prefeitura de Poá não revelou atualizações sobre a unidade médica construída para o tratamento de pessoas portadoras do coronavírus. Itaquaquecetuba e Arujá também não informaram sobre possíveis novidades no que diz respeito à criação de um hospital de campanha.
*Texto supervisionado pelo editor.