O hospital de campanha de Suzano, também chamado de Hospital de Quarentena, registrou ontem 29 pacientes internados para o tratamento de coronavírus (Covid-19), segundo informou a Prefeitura. Deste total, 28 estão em leitos de enfermaria, com quadro clínico de baixa complexidade. Já o outro paciente, ocupa um leito destinado à alta complexidade. Somados, os municípios de Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano somam 46 internações.
Dentre as quatro cidades, Suzano é a que lidera o ranking de internações, a taxa de ocupação corresponde a 36,25%. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, também, que no Hospital de Campanha foram registrados três óbitos e 58 altas. Já em Ferraz, nove pessoas estão internadas como a nova doença. Três delas estão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e as demais ocupam os leitos de semi-intesivos.
Como os próprios números indicam, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 30%, assim como o índice dos leitos de semi-itensivos. Além disso, quatro pacientes faleceram na própria unidade e cinco altas foram efetuadas. Ainda em relação às altas de todos os hospitais de campanha, a unidade médica de Poá foi onde mais pacientes puderam voltar para a casa.
Isso porque, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até ontem aproximadamente 100 pessoas tiveram alta, por outro lado, nove pessoas foram à óbito. Oito moradores estão internados, sendo seis em leitos de internação de clínica médica e dois nos leitos de UTI. Por sua vez, a Prefeitura de Itaquaquecetuba, embora questionada, não se manifestou até o final desta edição sobre o andamento da construção de um hospital destinado ao tratamento de pacientes portadores do coronavírus, previstos para serem instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Caiuby e no Centro Pediátrico Infantil, na região central .
Arujá
Após efetuar por semanas a procura por um terreno em que pudesse ser construído o hospital de campanha contra o coronavírus, a Prefeitura de Arujá decidiu estudar a possibilidade de alugar os leitos de unidades já existentes. Atualmente, na região existem hospitais de quarentena em Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. "Optamos pelos estudos em alugar os leitos pela a realidade econômica e epidemiológica da cidade. Para isso estamos considerando critérios técnicos, como o de custo-benefício", explicou a prefeitura.
*Texto supervisionado pelo editor.