A Prefeitura de Mogi das Cruzes irá fortalecer hoje a fiscalização, principalmente nos centros comerciais, por causa da retomada parcial das atividades comerciais e dos serviços. De acordo com a Secretaria de Segurança, os pontos de maiores atenções serão os bairros do centro, Braz Cubas, Jundiapeba e Vila Oliveira.
O secretário de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, aposta na colaboração da população e dos lojistas nessa nova fase após a paralisação total dos serviços não essenciais. "Nosso trabalho será de orientação e estamos contando com o respeito da população e também dos comerciantes", disse.
Coincidindo a reabertura das lojas ao Dia dos Namorados, os agentes de fiscalização deverão redobrar a atenção. "A Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM) irão contribuir para que não aconteça nenhum problema durante a reabertura, contando também com o auxílio do Departamento de Fiscalização de Posturas. As equipes ficarão em pontos estratégicos da cidade, no centro, Braz Cubas, Jundiapeba e Vila Oliveira, que registram um aumento considerável na circulação de pessoas", explicou o secretário Sales.
Monitoramento
O vice-prefeito Juliano Abe (MDB) anunciou, na quarta-feira passada, a criação de um comitê para monitorar e tabular todas as informações, das áreas da Saúde e Desenvolvimento, relacionadas ao coronavírus. O trabalho será voltado à análise dos dados do vírus na cidade e à regulação da flexibilização da atividade comercial no município, assim como os prejuízos causados. "O comitê não irá fiscalizar, mas sim, avaliar todas as situações e consequências da reabertura gradual do comércio, para que decisões sejam tomadas a partir do levantamento feito pelo comitê", o vice-prefeito. "Todas as decisões seguem um critério horizontal, com a participação de especialistas, para que isso resulte em um retorno sustentável das atividades econômicas no município, respeitando os pilares sociais e de segurança aos trabalhadores e clientes", explicou Juliano Abe.
Fazem parte do comitê, além do vice-prefeito, o Secretário de Desenvolvimento, Simei Baldani, o secretário de Saúde, Henrique Naufel, o vereador Pedro Komura (PSDB) e a diretora,do Departamento de Vigilância em Saúde, Paula Mateus Santos.
*Texto supervisionado pelo editor.