O aplicativo Reciclando, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e o Centro Universitário Braz Cubas, foi apresentado ontem, em teleconferência. A ferramenta será uma importante novidade para o Programa Recicla Mogi, que existe na cidade desde 2012 e tem sido responsável pelo aumento contínuo no índice de reciclagem de Mogi das Cruzes - que saltou de 0,5% em 2012 para 5% em 2020.
Participaram da teleconferência o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, o diretor André Miragaia e os professores Vivian Fernandes, Renata Costa, Robson Paz Vieira, Rafael Ribeiro e Tassiana Campos. "Com essa ferramenta poderemos ter essa visão abrangente sobre o trabalho desenvolvido na cidade", disse Tassiana.
Para o diretor André Miragaia, o trabalho de sucateiros e catadores independentes acontece de forma contínua, com esse profissionais conseguindo seu sustento a partir de uma estrutura de recolhimento e destino já existente: "O aplicativo permitirá conhecer quem são, onde estão, como trabalham, para podermos elaborar as políticas públicas mais adequedas para a área", disse.
A professora Tassiana Campos mostrou, em linhas gerais, como o aplicativo foi desenvolvido pelos alunos da Braz Cubas, com o uso de ferramentas modernas que devem proporcionar um resultado simples e fácil de ser visualizado e entendido. "Nós pudemos ver a questão social se aproximando do mundo acadêmico e isso permitiu que os alunos incorporassem um importante aprendizado", explicou.
O secretário Daniel Teixeira de Lima lembra que o aplicativo Reciclando ajudará a conhecer o trabalho dos catadores independentes e sucateiros, bem como a dimensão dessa realidade dentro do município. À medida que o aplicativo aumentar sua base de dados e de informações, será possível estimar, por exemplo, o percentual de materiais que passa por essas pessoas - que poderá ser incorporado ao volume total de reciclagem processada na cidade. "Trata-se de uma ferramenta de diagnóstico, e não de fiscalização", finalizou.