O governo do Estado de São Paulo definiu anteontem a suspensão de atividades públicas estaduais na próxima quinta e sexta-feira em razão do feriado de Corpus Christi. No Alto Tietê apenas Biritiba Mirim e Arujá terão o dia de folga, conforme informações apuradas pela reportagem. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Na quinta-feira, as repartições públicas estaduais localizadas na capital e em demais municípios que tenham antecipado o feriado de Corpus Christi não terão expediente. Já na próxima sexta-feira, o feriado vale para todo o Estado de São Paulo, conforme rege o decreto de número 65.009.
Por sua vez, os municípios que já anteciparam o feriado no mês passado (Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano), terão atividades normais. Durante a noite de ontem, as prefeituras de Mogi e Suzano confirmaram que o expediente segue mantido.
"Em consonância com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), seguiremos trabalhando normalmente na próxima quinta e sexta-feira, pois já havia antecipado o feriado de Corpus Christi em maio", concluiu a Prefeitura de Suzano.
O decreto de suspensão das atividades estaduais vale somente para os serviços que não são essenciais. Segmentos como os da Polícia Miliar, Corpo de Bombeiros e transportes, embora em menor quantidade em razão do feriado, continuaram normalmente na cidade de São Paulo e nos demais municípios que terão o feriado religioso no território paulista.
*Texto supervisionado pelo editor.