Apenas um estabelecimento comercial foi autuado em Mogi das Cruzes após a reabertura do comércio na última sexta-feira. Uma lanchonete foi multada em quase R$ 1,8 mil por ter permitido que clientes consumissem alimentos no interior do estabelecimento. O ato ainda não é permitido em Mogi e nos municípios da região, uma vez que o Plano São Paulo enquadra as cidades na fase laranja, que impede o funcionamento de alguns setores, dentre eles, bares e restaurantes.
Além desta autuação, dois salões de belezas e outra lanchonete foram notificados para a regularização da prestação de serviço, segundo informou a administração municipal. A Secretaria Municipal de Segurança afirmou ainda que não houve autuações por não utilização de máscaras ou aglomerações. O trabalho é realizado pelo Departamento de Fiscalização de Posturas, pela Guarda Municipal e pelo Departamento de Vigilância Sanitária.
Mesmo com a situação anormal registrada na lanchonete autuada, a ampla maioria dos comerciantes está respeitando as determinações dos órgãos de Saúde. Em reportagem veiculada no último sábado, o Grupo Mogi News apresentou o sentimento de respeito dos comerciantes às determinações impostas, contrastando com as filas e aglomerações em diversos pontos da região central.
O secretário de Segurança Pública, Paulos Roberto Madureira Sales, confirmou esse sentimento de normalidade na fiscalização e autuação dos comércios. "Está transcorrendo dentro da normalidade, o pessoal está sendo orientado e respeitando as medidas", afirmou.
Considerada como fase de controle da pandemia, a fase laranja em que o município está classificada prevê a abertura dos comércios de rua, serviços e shoppings, desde que respeitadas as medidas sanitárias. Vale ressaltar que bares, restaurantes, academias, escolas, dentre outras categorias, não possuem a liberação para retorno do funcionamento presencial. (F.A.)