Alunos do Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, única escola do sexto ao nono ano da rede municipal de ensino, estão fazendo as atividades à distância, que já resultaram em trabalhos interessantes como sugestões de intervenções em espaços da cidade, concurso de fotografias e trabalhos sobre a prevenção ao coronavírus.
Estudantes e professores estão interagindo por meio da plataforma Google Sala de Aula, em que são enviadas as atividades semanalmente.
A unidade escolar atende 647 alunos e iniciou as atividades pelo Facebook da escola. "Achei que ia ser mais difícil, mas quando vi na plataforma estava tudo bem explicado e podemos tirar dúvidas com os professores. Uma das atividades que mais gostei foi um texto sobre a nossa experiência sobre a quarentena", contou a aluna Melissa Ribeiro da Silva, do 8º ano.
Para os professores, este momento também está sendo de aprendizagem. "Tenho gostado bastante da plataforma. É uma experiência nova e temos muito desafios, como gravar as videoaulas e deixar a atividade mais interessante para os alunos. É uma ferramenta que está proporcionando uma variedade grande de atividades e os alunos estão gostando", disse a professora Graziella Ferraris Moro, que leciona Língua Portuguesa para as turmas do 8º ano.
Acesso
Dos 647 alunos, atualmente apenas 13,8% não acessaram ainda a plataforma. Deste total 22 estudantes não têm acesso a internet e estão realizando as atividades por meio de "Nosso objetivo é de que todos os alunos participem das atividades, que tem sido feitas com bastante empenho e cuidado pela equipe, não só do Cempre como de toda nossa rede municipal. Solicitamos que as famílias, que ainda não acessaram a plataforma, entrem em contato com a escola para as orientações", disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.