Dentro do calendário do Junho Verde - um mês de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é oficialmente celebrado hoje - a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou um sistema diferenciado de coleta seletiva de vidros nos ecopontos, onde foram instaladas duas caçambas: uma para garrafas e outra para vidros planos, espelhos e vidros laminados (de veículos).
A Massfix (empresa mogiana do distrito industrial do Taboão) ficará responsável pela colocação e retirada das caçambas e dará destinação final e reciclagem adequada para cada resíduo, sem custos para o município.
Os vidros são o único tipo de resíduo que pode ser descartado nos ecopontos pelo setor comercial e empresarial da cidade. A reciclagem do vidro poupa recursos naturais como a areia, que é extraída das várzeas e leitos dos rios.
"São caçambas específicas para vidros. Estamos unindo a recicladora de vidros com a cooperativa nos ecopontos. Isso ampliará nossa capacidade de recebimento dos vidros e os ganhos da cooperativa no município", afirmou o secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.
"Além da preservação do meio ambiente, iniciativas como essas favorecem a geração de empregos. É um pensamento de sustentabilidade, que une as questões ambientais, sociais e econômicas. Este tripé é fundamental", completou o secretário.
Os três ecopontos da cidade também começaram a receber o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos - o atendimento é para pessoas físicas. A iniciativa marca o início da ampliação da política de logística reversa na cidade, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).
Os equipamentos que podem ser descartados são aparelhos de ar-condicionado, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e torradeira, dentre outros.
A iniciativa envolve também a CataSampa, cooperativa que atua na cidade e já é parceira da Prefeitura na coleta seletiva. A política municipal de logística reversa inclui os catadores como parte fundamental do processo.
As unidades do ecoponto ficam no Jardim Armênia (rua Júlio Perotti, 56), Parque Olímpico (avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº, esquina com a rua Archinides Carlos Muford) e Jundiapeba (rua Manoel Fernandes, 44, esquina com a avenida João de Souza Franco). Os ecopontos abrem de domingo a domingo, incluindo feriados, das 6h30 às 18h30.