A partir de hoje inicia mais uma etapa de entrega de kits compostos por alimentos da agricultura local. Já foram distribuídas até o momento 5 mil cestas e que chegarão a 10 mil até o fim do processo. O projeto é mais uma ação da Prefeitura de Mogi das Cruzes em apoio aos produtores rurais. A entrega é feita em entidades e equipamentos sociais, que fazem o encaminhamento para as famílias.
"Estamos atendendo nesta ação os produtores rurais e as famílias atendidas pela Assistência Social. É um projeto nascido a partir de nossa Quitanda Social, discutido no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e conduzido pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Governo do Estado. Uma ideia que surgiu para valorizar o produtor e criar formas de escoar a produção", afirmou o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo.
A iniciativa foi possível a partir de um recurso de R$ 1 milhão da Fundação Banco do Brasil e a gestão está sendo feita pela Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur). A operacionalização, compra dos produtos e distribuição é feita de forma conjunta entre a Cooprojur, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Secretaria de Assistência Social e pelos agricultores do Quatinga.
A identificação das famílias a serem beneficiadas com os kits foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do programa Acessuas/Conduz. A entrega teve início em maio e serão distribuídos ao todo 10 mil kits para entidades e equipamentos sociais, que farão o encaminhamento para as famílias referenciadas.
Oitenta produtores locais de itens como frutas, legumes e hortaliças deverão ser beneficiados. A ideia é que outros produtos não perecíveis, como arroz, feijão e açúcar sejam adquiridos de pequenos estabelecimentos e de outras cooperativas, como uma forma de incentivar o comércio local.
Para atender os produtores que enfrentam dificuldades devido à pandemia, a Prefeitura de Mogi das Cruzes conta com a plataforma Agrigu - Mogi é Agro, na qual feirantes, varejistas, atacadistas, produtores rurais e mercadistas comercializam seus produtos de forma on-line, pelo site www.agrigu.com. A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e do Polo Digital de Mogi das Cruzes, que adequou a plataforma, elaborada pela startup Agrigu, para atender a necessidade da cadeia produtiva e de abastecimentos da cidade.