A Secretaria de Assistência Social de Mogi das Cruzes cadastrou, até ontem, 48 pessoas que vivem em situação de rua no programa de gratuidade das refeições entregues pelo Bom Prato do município. Até a sexta-feira passada, as equipes tinham cadastrado 25 moradores, que já estão recebendo as refeições gratuitas. A aquisição das alimentações sem custo podem ser feitas logo após o cadastro, quando os participantes adquirem um cartão que deve ser apresentado em todas as solicitações.
É importante lembrar que o programa de refeições gratuitas é destinado apenas às pessoas que vivem em situação de rua. As inscrições estão sendo feitas no Centro Pop, localizado na avenida José Benedito Braga, no bairro Vila Mogilar. O programa foi anunciado pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), no final do mês passado e a Prefeitura demonstrou interesse na participação, poucos dias após a divulgação oficial.
Os moradores interessados podem fazer as inscrições das 8 às 17 horas, de segunda à sexta feira. Para garantir um cadastro mais completo o usuário apresenta o Registro Geral (RG) ou o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), mas esses itens não são obrigatórios, segundo informação da Prefeitura.
Independente do cadastro, os encaminhamentos para regularizar a documentação também são efetuados pelas equipes da Assistência Social Municipal, pois ter a documentação em mãos é um passo importante para acesso a outros direitos. Dois exemplos citados pela prefeitura foram o encaminhamento para o mercado de trabalho e o atendimento na rede pública. (T.M.)