As videoaulas e o material desenvolvido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes para as atividades a distância de cerca de 40 mil alunos da rede municipal de ensino durante a pandemia estão se tornando referência para outros municípios. Diante dos resultados positivos das atividades, o município de Bertioga solicitou a disponibilização das aulas e dos materiais, que serão aplicados junto aos alunos da cidade.
"Desenvolvemos um trabalho de referência neste período da pandemia na área de Educação, fruto do trabalho da equipe da secretaria. Estamos à disposição de outras prefeituras que nos procurem para compartilhar este trabalho", destacou o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Em seu ofício, o prefeito de Bertioga, Caio Matheus (PSDB), destaca o trabalho realizado em Mogi. "Considerando as excelentes práticas fomentadas em vosso município e a dinâmica de sucesso, no que tange a atuação dos educadores na interação com os alunos e famílias em tempos de ensino remoto, com o objetivo de contribuir com a construção de proposituras em nosso município, solicitamos a possibilidade de formalizar um termo de colaboração".
O trabalho está em andamento e serão enviados os roteiros de estudos, orientações aos pais e as videoaulas. Para os alunos mogianos, foi entregue o material didático na casa dos alunos e aqueles que não receberam estão sendo atendidos nas escolas mediante agendamento.
As videoaulas têm sido transmitidas pelo canal do Youtube e pela página do Facebook da Secretaria de Educação, além da TV Câmara, disponível no canal 60.2 UHF, canal 7 da Net Claro e pelo site da Câmara Municipal no www.cmmc.sp.gov.br. Todo o conteúdo está disponível no site https://portal.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/para-fazer-em-casa-reposicao
"Ficamos felizes em compartilhar nossa experiência com Bertioga. É um momento novo para todos e nosso objetivo é de que as crianças mantenham sua rotina de estudos", disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.
Em Mogi, os professores dão o suporte de acordo com o estabelecido em cada escola, respeitando-se a realidade da comunidade escolar, podendo ser por meio de redes sociais, grupos de trabalho criados no WhatasApp/Telegram, e-mails, reuniões virtuais e encaminhamento de material impresso caso o aluno não possua acesso virtual.