Na lista do governo do Estado de São Paulo de previsão de entrega de Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep's) ainda neste ano, não consta a possível futura unidade reivindicada para Mogi das Cruzes. Segundo as informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), neste ano estão previstas a inauguração de Baep's em Araçatuba, Bauru e Sorocaba.
O assunto voltou à tona recentemente quando, no último final de semana, o prefeito Marcus Melo (PSDB) inaugurou o Polo de Segurança de Jundiapeba, local onde se pretende instalar o Baep.
No segundo semestre do ano passado, o prefeito Melo se reuniu com o secretário de Estado de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos e, na oportunidade, foi discutida a implantação do batalhão no município.Na oportunidade, a Prefeitura afirmou que o Polo de Segurança deverá receber o Baep de Mogi das Cruzes.
Inaugurado no último sábado, o novo equipamento da administração municipal, que conta com a base da Guarda Municipal, Centro de Formação e Treinamento, inclusive com local para a prática de tiro, e espaço para o canil da Guarda Municipal, recebeu ontem os últimos equipamentos que viabilizarão a mudança completa da Secretaria Municipal de Segurança para o local. Ontem, técnicos de informática estiveram no prédio realizando as últimas instalações.
O secretário Paulo Roberto Madureira Sales disse que até amanhã a mudança será efetivada e os funcionários da Pasta já estarão devidamente instalados no novo local de trabalho. "Alguns departamentos necessitam ficar 24 horas no ar, por isso, até amanhã, já iremos transferir todos", explicou Sales.
O Polo Municipal de Segurança fortalece o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal da cidade, que apresenta resultados positivos para a segurança pública. Neste ano, a corporação já atuou em 67 flagrantes de ocorrências como tráfico de drogas, porte de entorpecentes, furto, roubo, desacato, danos, pichação, receptação, captura de procurado, crimes ambientais e violência contra a mulher.
A Patrulha Maria da Penha, criada em 2018, é um dos destaques com 12 flagrantes de violência contra a mulher. A Patrulha Rural, outro grupamento criado em 2018 pela Prefeitura, realizou oito flagrantes de crimes ambientais, registrados em áreas de proteção.
Durante o período de quarentena para combate à pandemia causada pela Covid-19, a Guarda Municipal está atuando para evitar aglomerações de pessoas e fazer cumprir as restrições de isolamento social. Até aqui, 28 operações já foram realizadas para a paralisação de festas, jogos de futebol, campeonatos de pipas e até as reuniões conhecidas como "pancadões".