O aplicativo Reciclando será mais uma ferramenta do programa da Prefeitura Recicla Mogi, que é aprimorado gradativamente com ações e novidades que estimulam a população mogiana a incorporar hábitos de reciclagem. Um deles foi o início do sistema diferenciado de coleta seletiva de vidros nos três ecopontos da cidade, que começou também durante o Junho Verde deste ano. Em cada unidade foram instaladas duas caçambas: uma para garrafas e outra para vidros planos, espelhos e vidros laminados (de veículos).
Uma empresa ficará responsável pela colocação e retirada das caçambas e dará destinação final e reciclagem adequada para cada resíduo, sem custos para o município.
Eletroeletrônicos
Os três ecopontos da cidade também começaram a receber o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos - o atendimento é para pessoas físicas. A iniciativa marcou o início da ampliação da política de logística reversa na cidade, por meio de parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE).
Os equipamentos que podem ser descartados são aparelhos de ar-condicionado, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e torradeira, entre outros. A política municipal de logística reversa inclui os catadores como parte fundamental do processo.
Ecopontos
Outra ação adotada pela Secretaria do Verde foi a ampliação, em duas horas, do funcionamento nos três ecopontos. Desde o dia 16 de maio, o atendimento passou a ser das 6h30 às 18h30, e não mais das 8 às 18 horas. O objetivo é aumentar a possibilidade de descarte de materiais recicláveis e, consequentemente, a coleta seletiva na cidade.
Um detalhe é que, temporariamente, o descarte de madeira está sendo direcionado somente para a ecoponto do Jardim Armênia, pois a empresa responsável pelo recolhimento nos ecopontos de Jundiapeba e Parque Olímpico enfrenta problemas devido à pandemia.