A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos realiza hoje a vacinação contra a gripe por meio do sistema drive-thru. O posto estará instalado na rua Rui Barbosa, 315, na Vila Romanópolis, das 9 às 16 horas. O público-alvo são crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiências, professores da rede pública e privada e adultos de 55 a 59 anos. A ação, que visa imunizar com menos contato possível por conta da Covid-19, também se estenderá aos postos de saúde durante a semana que vem.
No ato, é necessário estar munido de documento de identificação com foto, e para as crianças, é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação. Pessoas que fazem parte de outros grupos prioritários da campanha e que não conseguiram se imunizar em suas respectivas fases, também podem procurar o drive-thru deste sábado para a aplicação da dose.
Outra estratégia da Secretaria Municipal de Saúde para atingir a meta de imunizar 90% de cada grupo prioritário, é estender o drive-thru para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESFs), o que ocorrerá durante toda a próxima semana, de 1º a 5 de junho, das 9 às 15 horas.
De acordo com o titular da Saúde municipal, Aloísio Lopes Priuli, os números da cidade são bons, mas podem melhorar. "Já vacinamos mais de 31 mil pessoas, mas ainda estamos longe da meta relacionadas ás crianças, por exemplo. Por isso, pedimos para que a população não perca mais esta oportunidade de se imunizar. Prorrogamos justamente para dar este tempo extra. Precisamos que os munícipes nos ajudem nesta caminhada", disse Priuli.
O prefeito José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, pediu para que os moradores não deixem de se vacinar contra a gripe, apesar do novo coronavírus. "A dose não protege contra a Covid-19, é claro, mas também é muito importante. Estamos fazendo o drive-thru justamente para evitar aglomerações e o contato, recomendações para diminuir o contágio pelo novo coronavírus. Peço, encarecidamente, para que a população possa aderir à vacina e possamos nos proteger da H1N1", concluiu o chefe do Executivo ferrazense.