A Santa Casa de Misericórdia de Suzano será uma das beneficiadas nos próximos 15 dias pelo governo federal com o recebimento de verbas destinadas ao combate do coronavírus (Covid-19). As informações são Conselho Fiscal Municipal da Santa Casa, que também afirmou que o valor do repasse será divulgado em breve, quando a quantia estiver delimitada pela União.
Durante a tarde de anteontem, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) anunciou que o repasse de R$ 886 mil será destinado à Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. A verba também servirá para movimentar estratégias que devem conter a propagação do coronavírus no município.
Estes repasses que as Santas Casas de Mogi e Suzano estão prestes a receber fazem parte da lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que prevê a transferência de R$ 2 bilhões para as Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos. Todas seguem o mesmo padrão e devem ser utilizadas exclusivamente no combate à nova doença viral.
Ainda de acordo com as informações do deputado federal, o Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti, localizado em Jundiapeba, também em Mogi, recebeu a liberação da Secretaria de Estado da Saúde para a instalação de 60 novos leitos para o tratamento de pacientes infectados com o coronavírus. Trinta leitos serão instalados na enfermaria e o restante na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Repasse estadual
Apesar disto, a Secretaria Estadual de Saúde explicou que ainda não há confirmações sobre a liberação da Santa Casa para o tratamento contra a Covid-19. Ainda de acordo com a Pasta, neste momento está sendo criado um mapeamento para identificar as mais apropriadas unidades que podem receber estes leitos, futuramente.
A Pasta estadual finalizou explicando que a prioridade é a destinação dos respiradores às unidades médicas do Estado que já estão atendendo casos da Covid-19 e precisam desses equipamentos urgentemente.
*Texto supervisionado pelo editor.