A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes retoma hoje as atividades das sessões ordinárias com foco nas pautas relacionadas ao controle do novo coronavírus. A liberação para retorno das sessões às terças-feiras foi concebida em plenário pelos vereadores na última quarta-feira, por votação unânime.
A presença em plenário dos vereadores foi flexibilizada para que os parlamentares que assim desejarem possam acompanhar as sessões, discutir e votar projetos de suas residências ou gabinetes. A medida vem sendo bem aceita pelos vereadores, sendo que alguns já adotaram o novo formato e vem acompanhando os trabalhos Legislativos distantes do plenário.
A recomendação da mesa diretiva, durante a pandemia do coronavírus, é para que pessoas do grupo de risco - com doenças crônicas ou acima dos 60 anos - acompanhem as sessões nos gabinetes ou em suas residências. Para aqueles que optarem em estar presentes no plenário durante as sessões, a recomendação, que em breve pode se tornar determinação, é para o uso das máscaras de proteção. O presidente da Casa de Leis, vereador Rinaldo Sadao Sakai (PL) sinalizou à reportagem a possibilidade de publicação de decreto para que o uso do equipamento de proteção seja obrigatório aos que estiverem no plenário.
Para dar mais celeridade ao trâmite das pautas relacionadas ao combate do coronavírus, a Comissão de Redação e Justiça realizou uma reunião na tarde de ontem. Na oportunidade, os projetos foram discutidos e receberam posicionamento da comissão, que será apresentado hoje.