A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou ontem que 880 pessoas já foram retestadas com a segunda amostragem dos testes aleatórios para o novo coronavírus. Além deste grupo, outros 81 moradores que fazem parte da família de pessoas já infectadas com o vírus também fizeram o teste. O resultado mostrou que, de 961 moradores, 47 foram contaminados com a Covid-19.
Na primeira amostragem, mil pessoas foram testadas e 25 receberam o diagnóstico positivo para a doença. A Prefeitura explicou que, desta vez, quando os mil moradores seriam testados novamente, 101 deles não foram localizados. Outros 17 se recusaram a fazer o teste novamente, mas os motivos não foram especificados à reportagem.
Além disso, outras duas pessoas não receberam o segundo teste porque estavam hospitalizadas devido à Covid-19. Em números percentuais, a Secretaria Municipal de Saúde especificou que 2,6% das mulheres já tiveram a doença e produziram anticorpos, sendo que 2,4% dos homens se encaixaram na mesma classificação.
De todos os homens testados, cujo número total não foi divulgado, apenas 1,9% passou da fase aguda da doença e foi curado. Em relação às mulheres, 0,7% apresentou a evolução do quadro crítico de saúde. A maior parte dos munícipes que já tiveram contato com o vírus são moradores do distrito de Braz Cubas, considerando que 27,7% residem no local.
*Texto supervisionado pelo editor.