Os 18 mil testes rápidos para identificar o coronavírus (Covid-19) solicitados pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) ainda estão sendo aguardados pelos municípios. A previsão de entrega dos equipamentos encerra amanhã, mas até o momento não houve nova perspectiva de entrega.
Os kits tinham previsão de serem entregues no começo do mês, o que não ocorreu, no entanto, o consórcio explicou que a data era apenas uma data estipulada e que os equipamentos ainda podiam chegar até o final deste mês. A região negociou os kits, no valor de R$ 1.659.840, que serão pagos após a conclusão da distribuição dos equipamentos.
A região também espera a ampliação dos leitos das unidades de Saúde do Estado, localizadas na região, para o combate ao coronavírus. Em reunião com o Condemat, a Secretaria de Estado da Saúde prometeu abrir mais 198 leitos para o atendimento de pacientes de coronavírus.
O compromisso assumido pelo secretário de Saúde, José Henrique Germann, inclui a ampliação de 48 leitos no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos; 60 no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes; e 90 no Hospital das Clínicas Auxiliar, em Suzano.
Além disso, há a promessa de prioridade para o envio de respiradores ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes para a ampliação de 23 leitos de Unidades de Terapias Intensiva (UTI). Até o momento o município recebeu apenas 12 respiradores, os outros equipamentos ainda não possuem data para chegar.
*Texto supervisionado pelo editor.