A menos de uma semana do Dia das Mães, o Procon de Suzano orienta os consumidores neste período de quarentena, quando as compras on-line são a solução para a grande maioria daqueles que estão distantes dos familiares.
Para a diretora do órgão municipal, Daniela Itice, o ideal seria dar prioridade ao comércio local, da própria cidade ou bairro, auxiliando a economia e o serviço do pequeno negócio. "Muitos estão se reinventando e fazendo entregas por telefone ou vendendo pelas redes sociais. Além disso, fica mais fácil realizar o pagamento ou de resolver algum problema que eventualmente possa ocorrer", enfatizou.
Mas, caso o consumidor opte pela compra em lojas virtuais, é sempre melhor escolher algum presente que não venha a necessitar de troca. Alguma lembrança que não seja roupas ou calçados, por exemplo, que é preciso acertar a numeração. É essencial também fazer uma pesquisa sobre a procedência do site, bem como analisar os prazos de entrega e a política de troca e devolução.
"Atualmente, há sites que aumentaram o prazo para troca ou até mesmo facilitam com o serviço de coleta, em que o lojista envia um representante para buscar o produto que deseja substituir ou devolver sem que o cliente precise sair de sua residência", frisou.
Apesar do aumento da incidência de compras on-line, os cuidados com essa prática continuam os mesmos. "Veja na página do Procon na internet os sites que devem ser evitados e as dicas no Guia de Comércio Eletrônico. Em ambiente virtual, é importante saber que o consumidor tem o prazo de sete dias de arrependimento para cancelar a compra", disse.
Caso necessite de qualquer orientação, o Procon de Suzano faz atendimento pelo telefone (11) 4744-7322. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.