Em momento de necessário isolamento social, a tradicional missa em homenagem ao patrono da advocacia, Santo Ivo, será pela primeira vez celebrada online. Hoje, às 19 horas, a transmissão da missa se dará por meio dos canais na internet da OAB SP, OAB Mogi das Cruzes e de outras subseções.
Na Paróquia de Santo Ivo, conduzida pelo sacerdote Jonatas Diniz, que é do movimento da Renovação Carismática, pároco de Sabaúna, Diocese de Mogi das Cruzes, a missa seguirá todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, assim como da própria Arquidiocese de São Paulo, de forma a que seja resguardada a distância entre o celebrante e os músicos do ministério.
Promovida pela OAB SP, com participação da Caixa de Assistência (CAASP), pelo Instituto dos Advogados (IASP) e Associação dos Advogados (AASP), com coordenação da subseção de Mogi das Cruzes, a cerimônia é um tributo ao defensor histórico dos menos favorecidos, da efetivação da Justiça e da igualdade entre os homens. "É uma oportunidade de unirmos nossa fé, independentemente de crença, religião, para que possamos superar esse tempo tão difícil para todos, inclusive para a advocacia", comentou o advogado Dirceu Valle, presidente da OAB Mogi das Cruzes.
Histórico
Santo Ivo, como é conhecido mundialmente, nasceu em 17 de outubro de 1253, em Tréguier, comuna na França, onde também faleceu, no dia 19 de maio de 1303 - data que foi eleita para a realização da homenagem ao padroeiro da Advocacia. Durante o século XIII, Yves Hélory de Kermartin, que viria a se tornar santo na fé católica, ficou conhecido pelas defesas patrocinadas em prol de pessoas sem recursos, já que atuava gratuitamente em diversas causas.
De acordo com o livro "Santo Ivo - Patrono dos Homens da Justiça", de Arthur de Castro Borges, Yves Hélory de Kermartin era popularmente conhecido como o "advogado dos pobres".